quinta-feira, 19 de abril de 2007

A Historia do Samba-Rock.

O samba-rock pode ser considerado uma fusão do samba com ritmos americanos, como o bebop, o jazz e o soul. A expressão samba rock apareceu no final dos anos 60 para designar essa mistura do samba brasileiro com a harmonia americana do blues, o pai do rock. Em 1958 Jackson do Pandeiro na sua canção Chiclete com Banana usou o termo samba-rock. Na década de 70, existiam várias expressões para designar o ritmo: samba-jazz, sambalanço, etc. Na época da Jovem Guarda, Erasmo Carlos, sofrendo o preconceito por parte dos defensores da MPB, pedia que a juventude da guitarra, além do iê-iê-iê abrisse os ouvidos ao samba, à nossa música.

O ritmo atingiu o auge nas décadas de 70 e 80, nos bailes black da periferia, ao som de Jorge Ben(jor). Em 1970, Jorge Ben se une ao trio Mocotó, lançando Muita Zorra, LP com hits do samba-rock e 2 músicas de Roberto e Erasmo Carlos (Coqueiro Verde e O Sorriso de Narinha). Por causa da mistura entre a nossa música e a norte americana, pregada pelo movimento, este sofria muito preconceito.

O samba-rock foi se fortalecendo na camada social mais baixa, dos negros da periferia, que rodopiavam majestosamente nos bailes. Atingiu sua maior força com os compositores Bebeto, Bedeu e Luís Vagner, que podem ser considerados os verdadeiros representantes dessa música. São Paulo sempre foi o maior representante desse ritmo, porém este apareceu em menor escala também no Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Outros compositores contribuíram para que o ritmo permanecesse vivo até hoje, entre eles Carlos Dafé, Marku Ribas, Itamar Assunção e Branca di Neve.

O samba-rock como forma de dança sofreu influências do rockabilly dos anos 50 e 60, só que com movimentos mais suaves, sem passos aéreos, porém com muitos giros, tanto do cavalheiro quanto da dama. O samba-rock, nesta reedição do movimento, está deixando seu caráter de música e dança de periferia e atingindo um público cada vez maior, chegando aos salões da moda.





7 comentários:

Arnaldo KING disse...

Pena que só achei essa postagem por acaso, e talvez ela nem seja lida. Tenho uma Comunidade no Orkut e um Blog "Na Onda do Samba Rock", onde tb escrevo sobre o Samba Rock; estou de acordo com o que foi escrito, com algumas ressalvas:O samba rock para mim NÃO É UM RITMO, e sim uma forma de se dançar, pois dança-se o Samba Rock, ao se tocar samba, Jazz, blues, soul; enfim qquer musica que tenha um determinado balanço, e apesar de Jorge Ben NÃO SE ACHAR, ele é o percursor, seu primeiro disco foi gravado em 1963, mas em 1962, como crooner ele gravou MAS QUE NADA, que colocou em seu disco de 1963, os outros - Bedeu - Bebeto - Trio Mocotó (QUE SE CONSIDERAM OS PAIS DO SAMBA ROCK)são percurssores.

Francisco disse...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Samba_rock

Unknown disse...

Gostei muito da matéria ...encontrei fazendo uma pesquisa para um documentário que pretendo fazer sobre a história do samba rock.

Lucas disse...

mt boa a materia!!!!
estou a procura de mais artigos sobre samba rock, nao se encontra muito a respeito, muitas materias sao copiadas de site para site....

Unknown disse...

Adorei a materia... Encontrei fazendo uma pesquisa para o trabalho da facul dade cujo tema é de escolha nossa e como sou apaixona da por samba rock escolhi como tema!!!

Anônimo disse...

MUITO LEGAL A MATÉRIA...ENCONTREI ESSA PAGINA PQ ESTAVA A PROCURA DE ESPLICAÇOES SOBRE ESTILOS DE SAMBA NO CASO SAMBA ROCK PARA COLOCAR NO BLOG DA ESCOLA !!! =)

Anônimo disse...

-Adoreei esse sitte me ajudoou mtt apostto qq voou tiraar um 10 no meeu trabalho mtt obg mesmo pela ajuda.*-*